Pesquisar

20110223

Morte de MC Snake

Já pouco falta para fazer um ano da morte de Nuno Rodrigues, MC Snake, como era conhecido no mundo artístico, tendo começado agora o julgamento do polícia que alvejou mortalmente o rapper.

Recorde-se que o Nuno "Snake" Rodrigues foi baleado na madrugada de 15 de Março do ano passado na capital. Supostamente, o rapper terá desobedecido às ordens das autoridades que se encontravam em Alcântara a realizar uma operação STOP, iniciando, na zona da Doca de Santo Amaro uma perseguição. Durante a perseguição encetada pelos agentes, foram disparados 3 tiros, tendo um atingido mortalmente o "fugitivo" nas costas, atravessando os dois bancos do automóvel antes. O agente da PSP declarou que efectuou os disparos com intenção de imobilizar o carro, por este colocar em perigo os condutores que se encontrassem por ali àquela hora.

Questiona-se o uso de armas de fogo, chegando mesmo Sam The Kid, colega no meio musical e amigo de Snake, a dizer: "O Snake era negro, rapper, de Chelas. Cria-se um estereótipo. Se fosse branco e usasse gravata, teriam disparado?". Snake já havia sido preso, mas segundo STK, "Essa vida era passado, agora era a música."

Agora, em fase de julgamento, o polícia constituído arguido, alega que a sua formação de tiro havia sido muito pouca, e que apenas tinha "meio dia" de formação com a pistola que usou no dia do disparo.

Pois bem, disto tudo, eu concluo que:

1.º - Mais uma vez, se destacam as diferenças raciais. STK interroga-se: "Se fosse branco e usasse gravata, teriam disparado?". Isso não se sabe, mas a questão que eu coloco é: "Se fosse branco e usasse gravata, e tivessem disparado, teria sido tão mediático?". Pois, se calhar muitos perguntam o mesmo. Que somos uma sociedade de "racismo disfarçado", toda a gente sabe (ler O Racismo, Xenofobia e Homofobia na TUGA), mas se calhar, também forçam a isso. Tantas coisas que acontecem entre brancos, mas é engraçado que sempre que há algo que envolva outras raças, é sempre muito mais noticiado. Quem diz raças, diz orientação sexual ou religião, ou seja, tudo o que é diferente (e por diferente entenda-se: o que não é comum na maioria da nossa sociedade). Muitos de nós podemos não ser racistas, homofóbicos, preconceituosos , mas a sociedade incita a isso mesmo;
2.º - A segurança. Ainda hoje passei por um agente da polícia armado, e pensei: "Será que ele sabe usar aquela merda?". Bem, se fosse assaltante ou fizesse algo que me fizesse ter a polícia atrás de mim sentia-me mais seguro, pelo menos se ele apontasse para mim, a probabilidade de me atingir era menor... Pior é para quem "trabalha" em grupo!


Fontes:
Polícia que disparou sobre MC Snake diz que não tinha intenção de matar - Blitz

Sem comentários:

Enviar um comentário