Pesquisar

20110131

O Racismo, Xenofobia e Homofobia na TUGA

Em Portugal o Racismo, a Xenofobia e a Homofobia são disfarçadas. Ninguém, ou quase, assume que não o é, mas no fundo, é.

Quando se fala em Racismo, as pessoas dizem logo: "Eu não tenho nada contra os pretos". Porquê os pretos? Racismo não é só com a raça negra, é com todas as raças, mas as pessoas tendencialmente fazem este tipo de comentário quando se fala de Racismo ou Xenofobia. Outro exemplo é quando algum preto é apanhado a roubar ou algo do género, dizem logo "Tinha de ser preto!", ou quando por exemplo, se está a tentar explicar quem é uma pessoa, e perguntam: "Ahh, já sei, o preto não é?". Mas não somos racistas, somos lá agora. Racistas? Longe disso. Só diferenciamos por causa da cor de pele. E sim, eu também estou a ser a minha dose de racista porque só falo de pretos, mas na sua maioria, são quem mais sofre com isto. Ah e depois ainda se diz "Eu não sou racista, desde que não me incomodem...", mas incomodar porquê? Porque são pretos?
Pessoalmente, a única raça que não gosto são os ciganos romenos. Não os romenos em geral, já tive grandes amigos romenos, mas os ciganos tiram-me do sério. Estão sempre à porta dos supermercados ou sítios com muita gente a pedir dinheiro. Anda todos rotos mas depois vêem-se os chefes de família a ir trocar as moedas que a família recolheu (normalmente extensa, com mais de 3 ou 4 filhos, uma mulher normalmente gorda e com uma criança de colo), por grandes molhos de notas. Esses sim enervam-me. Virem para o nosso país, não me imponho, mas pelo menos que ficasses legais, trabalhassem honestamente em vez de pedir. Mas enfim, quanto a eles sim, acho que sou racista.

Depois temos os Homofóbicos. Também são poucos os que assumem que não gostam de gays ou lésbicas. A polémica foi grande por causa da aprovação da lei do casamento, mas isso são outras coisas. Também a homofobia tem comentários do género: "Eu não tenho nada contra os homossexuais, desde que não se façam a mim". E agora eu pergunto: Mas quem é que vos disse que só por ser gay vai fazer-se vocês? É muita prepotência, achar que só porque são do mesmo sexo que vocês e são homossexuais vão estar interessados. Por essa ordem de ideias, todas as gajas heterossexuais do mundo, só porque são heterossexuais vão estar interessadas em mim. É ridículo. Depois outro exemplo é quando algum homossexual tem algo que se destaca, como um bar. "Sabes aquele barzinho porreiro que fica ali no sítio tal tal?" "Sim sim, que o dono até é paneleiro não é?"... Mais um exemplo. Para quê dar a informação que o dono é gay? A cada bar que vão e que o dono é hetero vocês comentam isso? Não pois não? Bem me parecia.

E já agora, enquanto fazia uma pequena pesquisa sobre o tema, encontrei isto:

(clique na imagem para ampliar)


É o que dá, ser uma enciclopédia livre!

Sem comentários:

Enviar um comentário