Pesquisar

20110215

Ser velho é fodido

Ser velho deve ser uma merda. Mal nos conseguirmos mexer, precisarmos de ajuda para muitas coisas que antigamente faríamos com uma perna às costas. Não conseguir controlar o chichi. Ter de usar dentadura, e pior que isso, ficar sozinho.

Com tudo isto, apareceu uma moda. velhos agora morrem todos sozinhos em casa, e isso é noticiado na televisão. Desde que a senhora foi encontrada morta, em casa, após 8 anos (digo 8 porque é a média entre 7, 8 e 9, uma vez que cada jornal, revista ou programa dava uma informação diferente), todos os dias há casos de idosos que são encontrados mortos. Até fizeram reportagens especiais acerca do abandono e da solidão dos idosos.

Que novidade.

Há quanto tempo é que os velhos passaram a ser considerados um encosto? Há muito tempo. Quantos velhos já não terão morrido sozinhos e ainda hoje não se sabe deles, porque provavelmente estão em casa, e ninguém quer saber? Muitos.

Não sei qual é a novidade. E sinceramente fico revoltado por só agora se lembrarem disto. E o que eu acho mais engraçado é que muitas vezes os vizinhos não gostam dos velhos, sequer lhes falam, mas para aparecer na televisão com discursos de "podia não ser a melhor das pessoas, mas era um ser humano". Santa hipocrisia. Provavelmente viraram costas e pensaram "Já foi tarde, raios parta o velho".

Já lá vão os tempos em que os idosos ocupavam lugares de respeito na família. Deve ser triste, passar uma vida a lutar para que os filhos tenham uma vida melhor, e depois no fim ninguém querer saber deles. É óbvio que isto é só uma vista geral. Alguns não quiseram saber dos filhos, outros nem filhos têm, mas isso são outros casos.

Mas é assim, vivemos num país envelhecido, e não queremos saber dos velhos. Onde é que isto vai parar assim?

P.S.: Agora quem se vai ver fodido, mais que que os velhos (porque já morreram) são os polícias. Estão a imaginar o que é, se a Ti Maria não foi à missa no Domingo, a outras Ti's todas na cusquice dão pela falta dela, e vão todas ligar para a Polícia? "Estou sim? Fala da polícia? Queria participar um desaparecimento, é que a minha vizinha não foi ao pão, não a vi a regar os vasos do quintal (e ela regava sempre antes de ir à missa!) e não foi à missa. Acho que morreu, podem passar por lá para ver se está tudo bem?"

Sem comentários:

Enviar um comentário