Pesquisar

20110310

Quem é que está à rasca? Ah sim a Geração!

Pois bem, cá vou eu aventurar-me num tema completamente inovador em toda a blogosfera: a Geração à Rasca. Antes de mais, vamos lá por partes:

Quem é a geração rasca?

Segundo o convite para o evento no Facebook, são todos os "desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal".

Basicamente, a geração que acabou agora os cursos superiores e está, não agarrada ao pau, mas a levar com ele, ou seja, estão bem fodidos da vida. Mesmo com Bolonha e licenciaturas de 3 anos, temos milhares de Drs. (e não Doutores por extenso, porque isso só com o Doutoramento) que andaram 3 ou mais anos a matar a cabeça, a gastar rios de dinheiro, para agora levarem respostas do género:
"Desculpe, tem habilitações a mais".
Deve ser frustrante, chegar a esta altura e ouvir uma resposta semelhante. Ou andar por exemplo a dar formação, onde por vezes se paga para trabalhar, porque ainda nem se recebeu, mas já se tem de pagar os impostos? Não é complicado, é fodido mesmo. Porquê? Porque acho que quando se tem de pagar os impostos não se diz "é complicado", diz-se na maioria, "FODA-SE". E têm toda a razão, FODA-SE, então pagam para trabalhar? Que cúmulo é este? Depois dizem que devemos estudar. Boa. Em muitos cursos se vêm pessoas que mal sabem ler ou escrever e têm o 12º, com cursos profissionais ou outras modalidades de ensino. Depois qual é a motivação para os jovens que estão a estudar?
"FODA-SE, eu ando 12 anos da minha vida a estudar (se não chumbar) e os meus pais/tios/vizinhos/ ou sei lá bem eu mais quem, anda meia dúzia de meses a ir a aulas de 3 ou 4 horas três vezes por semana e fica com o mesmo que eu? FODA-SE, vou trabalhar e ao menos tenho dinheiro para mim". Infelizmente é assim que muita gente pensa, e não os censuro, porque é o que eu penso.
Depois dizem "Ah e tal, temos de ser nacionalistas"? Olha, cá para mim, que metam o nacionalismo num sítio que eu cá sei. Se o meu país não me ajuda, não me dá condições para viver e não apenas sobreviver, acho muito bem que vão para fora. Até porque já está visto que somos bons no que fazemos. Em quase todos os projectos, da cultura à ciência, estamos presentes. Mas quase ninguém valoriza isso. Acabam por ser ilustres desconhecidos, mas se cá tivessem ficado, provavelmente eram apenas desconhecidos.

Por tudo isto e muito mais, a "Geração à Rasca" decidiu fazer um manifesto, com os pontos de foco na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e na Praça da Batalha, no Porto, no próximo dia 12 de Março, pelas 15h. Os organizadores pedem aos que aderirem para levarem consigo uma folha A4, com o motivo pelo qual ali estão, e uma proposta de solução, com a finalidade de estas serem recolhidas e entregues na casa da Máfia, perdão, na Assembleia da República.

Por isso, CAROS GERAÇÃO RASQUENSES, PROTESTEM E MOSTREM QUE NÃO É SÓ NO EGIPTO QUE SE SOLTA A FRANGA!

Ver a pagina do Facebook aqui.

1 comentário: