Pesquisar

20110420

O Pseudo Rap - O Gangsta

Anda por aí muito "rap" ou "hip hop" (a distinção pode ficar para outra altura) que me enerva. O que eu pessoalmente chamo "rap gangsta". Agora perguntam vocês: que é que é essa merda?

Pois bem, para mim o "rap gangsta" é aquele "rap" (entre aspas propositadamente, que não sei se se pode considerar rap digno desse nome) que se baseia em dizer "eu faço", "eu aconteço", etc. Isso enerva-me solenemente. Porque muito desse suposto "rap" só deixa mal visto o rap que eu considero verdadeiro rap. Enerva-me que usem este género para fazerem músicas do género "eu passo fome, tenho dificuldades, moro num bairro social", mas depois vamos a ver videoclips, e andam em carros todos tunning, com grande sistema de som e o caraças e andam vestidos só com roupas de marca. Mas passam fome. Coitadinhos. Depois têm de roubar para sustentar o carro e para comprar Nike Airmax. E que tal em vez de roubarem para se vestir bem, roubassem para comer? Do mal o menos. Ah, e já para não falar da ganza. Videoclip de "rap gangsta" que seja de jeito andam sempre a fumar o seu charrito.

Mas coitados, têm uma vida complicada, são olhados de lado, são diferenciados... Se calhar também fazem por isso. O que têm de perceber é que não é por nascerem, crescerem ou morarem em bairros problemáticos que têm de se resignar a ser assim. Lá porque a maioria se dedica ao crime e à droga, também têm de ser assim? E nisto lá se vai a originalidade. Porque muitos criticam tanto as wannabe's, mas o que é que eles são? Em vez de wannabe Britney Spears ou algo parecido, não, são wannabe traficante, wannabe recluso. Sim, porque rapper gangsta que se prese já esteve preso. É fixe para o currículo. Porque não tem piada dizer que "eu roubo" se não tiver eu preso. Principalmente para depois fazer aquela música sobre uma gaja qualquer que não quer saber deles quando estavam presos.

Mas em muitos dos casos, "MC's contam o que fazem no fim só fazem de conta" (como canta Deau em "Lamento"), ou seja, são muito bab boys, mas depois no fim, nem são eles que mijam de pé em casa, por isso é que passam o dia na rua a inventar.

Agora a sério, quem faz músicas dessas, por vezes tem talento, sabe rimar e tudo mais, porque é que não aproveitam isso para tentarem fazer algo que passe alguma mensagem? Qualquer um de nós pode aprender com eles, têm experiências de vida que muitos de nós nem sequer imaginamos, mas infelizmente não têm o engenho para aproveitar o que têm... É que podem não ter noção disso, mas depois, e tal como tudo, seja em sexo, religião, raça, etc., as pessoas têm como exemplo sempre o pior, ou seja, generalizam. Depois queixam-se que o rap está mal visto.

NOTA: Isto é apenas a minha opinião pessoal, estou aberto a discussões acerca do assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário