Pesquisar

20101126

Figuras Típicas de Portugal

Em Portugal é muito rico em figuras típicas. Já muitos escritores as retrataram, principalmente Gil Vicente. Quem não se lembra do Auto da Barca do Inferno? Desde o Sapateiro até à Alcoviteira, sem esquecer da "Caga merdeira" de Joane, toda a obra caracteriza figuras típicas da época.
Hoje em dia não é diferente.
Ora vejamos: quem é que nunca viu aquele homem, com bigode, barriga avantajada e a bela da tatuagem no braço a dizer "Angola '69 Amor de mãe" com aquele verde desbotado? (cá para mim, o Summer of 69 do Brian Adams foi inspirado nisso, já que ele estava em Portugal nesse bendito Verão, sim, para quem não souber, Summer é Verão em inglês);
Aquele típico senhor de idade, apoiado na sua bengala que mal se aguenta em pé, mas anda sempre vermelhinho dos copinhos de vinho na tasca?
Aqueles senhores, cuja queda de cabelo foi um choque, e que (em vão) tentam disfarçar a careca com os cabelos de um lado, todos penteados para o outro?
Aquelas miúdas de 13 anos, que já se acham mulheres, andam todas furadas que mais parecem uma estufa depois de tempestade, que não largam o telemóvel e têm posters do Justin Bieber e dos Jonas Brother no quarto?
Aqueles rapazitos que andam com a mania que são gangsters, põem-se de cigarro na mão, não sabem travar e só dão 3 ou 4 bafos no cigarro, só para dizerem "Eu é que sou"?
As cabeleireiras de madeixas de cores berrantes, cortes de cabelo estranhos e que mascam pastilha que mais parecem umas vacas a comer erva?
Os "mitras" de argolas de ouro, de Nike Airmax, calças de fato-treino e Lacoste, com o terço fluorescente ao pescoço?
Os wannabe CR7, com o brinco brilhante que parece o martelo do talho, e quilos do gel no cabelo?
Aquelas senhoras, com os seus 40's e muitos 50, de cabelo curto, pintado nas pontas, que se empiriquitam todas cada vez que vão à cidade?

Enfim, aqui falei de uns quantos, mas muitos e muitas mais existem "pelos caminhos de Portugal"!

Sem comentários:

Enviar um comentário